quarta-feira, novembro 02, 2005

A palavra "irra" é genial e mais não digo

Confrontado com o facto de não ter, neste momento, acesso à Internet em casa, vejo-me, por força das circunstâncias, (mas que força sobre-humana têm estas senhoras, que me obrigam a mencioná-las?) forçado a referir-me a elas como a principal causa da minha mais esporádica e menos diária visita a este espaço. Tudo isto para justificar a não publicação de posts diários. Caramba pá, que sou complicado.
Fui invadido por um pensamento que tem assolado todo o meu sistema nervoso central, como que de uma capa de um dos álbuns dos Santamaria se tratasse.
Afinal, o que é viajar em primeira classe? Significa que temos de regredir até à infância, altura despreocupada em que tínhamos cinco/seis anos?
[e pronto, agora que foi formulada a piada estúpida do dia, posso calar-me]
Não, a cogitação (yupi, utilizei uma palavra que não se utiliza pelos portugueses no seu quotidiano… “yupi”!) que me tem incomodado é a de que o português não sabe o que é o bom tempo.
[ler com voz de locutor de rádio] Nos últimos dias assistiu-se, em território continental, à passagem de uma frente fria proveniente do árctico. Esta massa de ar foi responsável pelo mau tempo em todo o território nacional, provocando diversas inundações em vilas e até mesmo cidades deste jardim à beira-mar plantado que é o nosso Portugal (ok, a alusão ao jardim foi romântica e amaricada de mais, mas não pude evitar). Isto ouvi eu, vezes e vezes sem conta, sendo que a vontade de me amarrar a uma cadeira e de colocar um álbum dos Delfins para aí me torturar durante dez horas foi uma possibilidade que considerei até à última, altura em que fui sovado com uma embalagem de ervilhas congeladas pelo Sr. Teodósio, proprietário de uma mercearia situada algures na rua do bairro onde resido, homem capaz de saber se a fruta está madura ainda ela não chegou ao seu estabelecimento. Quando o camião da fruta está a chegar Teodósio inala o ar e, subtraindo o monóxido de carbono presente na atmosfera, diz qual a fruta que aí vem e mais, quantos daqueles caroços pretos estúpidos tem a melancia que pesa seis quilogramas e trezentos. E a piada que aí vem é necessária e fundamental para o bom funcionamento deste blog. Enquanto degustava uma bela salada, à hora de jantar, questionei a minha mãe sobre a origem do saboroso e suculento tomate que compunha o compêndio vegetal à minha frente presente, ao que a minha excelsa progenitora respondeu: - “são os tomates do Sr. Teodósio!”. [palmas, por favor]
Bom tempo. Há uma carrada de tempo que não chovia e agora, só durante o mês de Outubro, choveu mais do que durante o 2004 todo, e os senhores sujeitos indivíduos com voz activa em Portugal vêm chorar, qual bebé desmamado. Agora, duas coisas:
- Os senhores que diziam que era preciso que chovesse senão daqui a um ano estávamos todos a tomar banho de três em três dias (coisa que já faço com regularidade. Belo trocadilho, heim?), são os mesmos que agora dizem que a chuva já causou estragos e que se continuar assim vamos ter problemas?
- Os senhores que diziam que a vaga de calor que se sentia por toda a Europa era mau tempo, são aqueles que, agora que chove como o caneco, dizem que está mau tempo?
- Os senhores que se queixavam de que a seca lhes destruíra quase tudo o que era plantação são os mesmos que agora dizem que a chuva lhes deu cabo das colheitas (de urina?)?
Os senhores que… irra!, que assim a gente não se entende. Mas como é que é? Está bom tempo ou está mau tempo? Qual a vossa definição de bom tempo? 9,12 Segundos nos 100 metros livres? [epá, mas que piada tão má, tão má, tão má…é que foi má]
Não consigo escrever mais. Tenho de parar. A piada foi mesmo muito má. É que, de repente, senti uma dorzinha assim algures pelo corpo todo devido à chalaça.
Puxa, que coisa absurda.

5 Comments:

Blogger Helder Mendes said...

Se a palavra "irra" é genial, "porra" é um Einstein...

E não achei má a piada do tempo... até me ri com isso... :)

5:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu digo yupi...

3:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

n sei o k comentar so sei k este texto foi escrito no dia em k o tao esperado Davi saiu das entranhas para o mundo!!! e tou contente eheh :P

5:25 da tarde  
Blogger Anaoj said...

Eu gosto mais da palavra 'intermitente', mas posso ser só eu...

6:08 da tarde  
Blogger Red said...

além de irra, a expressão "chiça penico" também é profunda. chiça penico faz-me lembrar sanitas e sanitas fazem-me lembrar a dissertação magnifíca de ricardo araújo pereira sobre piaçabas/piaçás. além disso, sanitas soam-me a uma das melhores invenções do homem. digo eu que sou menina e não dá jeito fazer xixi contra árvores ou outras coisas assim.

9:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home