quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Devaneios linguísticos

A língua portuguesa prega-nos cada partida. Ui.

Ainda noutro dia ia a sentar-me aqui na cadeira (não, não me ia sentar ao computador, porque isso é capaz de ser doloroso, estúpido, e não deve dar jeito nenhum - imagino então quem tem um portátil) que me permite trabalhar ao computador e estava aqui um pionés/pionnaise/pionéz/piónez/piónes/whatever.
...sim, "whatever" é pionés/pionnais/pionéz/piónez/piónes em farsi.
Isto prova que a língua portuguesa nos prega com cada partida que até.

[a partir do "até" não digo mais nada. A vossa imaginação que vos conduza. O que é capaz de ser complicado, porque algo não palpável não deve conseguir, muito menos saber, conduzir. Sendo a imaginação um conceito, como é que põe o pisca para a direita?]


Ouvi isto, e chorei:
Ai, que ando aqui c'uma dor no rins que nem me aguento.


NO RINS? MAS QU'É ISTO?


Primeiro. O que é "no rins"? A não ser que tenha só um rim. Aí compreendo, e aplaudo a coragem de manifestar a sua dor no rim. Agora dor no rins? Isso não só é impossível, como também é significado de uma qualquer defeciência no céu da boca.

Segundo. O que é "c'uma"? É um novo amaciador para a roupa, que deixa a roupa cuma textura agradável? Ou é um serviço telefónico para pessoas que estão cuma unha do dedo grande do pé encravada? Ou é alguém muito maricas a dizer coma?

Terceiro. É o masculino da Ilha Terceira! É um "ilho" que fica mesmo ali ao lado. Come-se bom marisco, lá.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

NERD! get a life! só em direitos de autor na maioria dos posts deves pagar um afortuna! tem vergonha!

6:59 da tarde  
Blogger Red said...

david david.. o que é uma defeciência..? uma deficiência muito mais grave? acredito.. ;)

11:24 da tarde  
Blogger david said...

Se há coisa para a qual eu acho que é precisa coragem, é para ofender alguém e depois permanecer anónimo. São estas as maravilhas dos meandros da net.

É triste. Eu tenho vergonha. Tenho vergonha de algumas pessoas - essas sim, sem vida! - virem em busca de blogs para azucrinarem o juízo aos seus autores. Autores esses que, desde cedo, se demarcaram da seriedade e "cinzentismo" que essas mesmas pessoas tanto apregoam. É triste.
Não havemos nós, portugueses, de ser um povo frustrado a viver do passado?

Sou eu que tenho de arranjar uma vida? ...hummm, acho que é mais o contrário.




Xiiiii, pois é. Granda falha, eheh! Epá, agora vou deixar assim. Defeciência tem muito mais estilo. Vou propô-la ao novo acordo da língua portuguesa.

9:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

sou tão anonimo como tu. não me parece que também des o teu nome completo, morada e telefone. mas se é assim, agora assino. tens razão, perder tempo com alguem que nem original consegue ser, não vale a pena. por bom senso podia era meter a fonte de onde tiras isso, era mais honesto.

3:47 da tarde  
Blogger david said...

Tal como tens a liberdade para me criticar e chamar de "nerd", também eu tenho a liberdade de escrever O QUE BEM ME APETECER no blog que EU CRIEI!
É triste? É vergonhoso? Não tem piada? Não tem originalidade nenhuma?... não podemos agradar a todos, e penso que esse será um problema, antes de mais, meu. Tentarei corrigir, então.

E estou sempre receptivo a críticas, mas acho que há formas e formas de fazer críticas.

Fonte? De quê? A frase, como deves calcular, é dita por centenas (ou até mais) de portugueses. Queres mesmo que os enuncie a todos?

Desculpa se defraudei as tuas expectativas. Se não consigo ser original, perdão por tal. Nunca foi meu objectivo agradar a todos.
(E não, não estou a ser irónico).

5:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home