terça-feira, abril 01, 2008

O novo acordo ortográfico é... não, não vou dizer ótimo... vou antes dizer estúpido!

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa = estúpido.

Palavras como "óptimo" e "acção" deixarão de ser óptimas e de transmitir acção.


[e com isto está feita a piada estúpida da manhã... mas não deseseperem, pois ainda há muito dia pela frente].


"Óptimo" será convertido em "ótimo". Perderá o Pê. O Pê também nunca foi muito querido ali para os lados do novo acordo ortográfico. Dizem os entendidos (entendidos?!) que formularam o acordo ortográfico, e passo a citar: - "O Pê é uma letra que cheira muito a sabonete, pelo que resolvemos excluí-lo. E isso é ÓTIMO!".

Já "Acção" será convertida em "ação". Não deixará de ser "acção". Continuará com o conceito de "acção" nela imbutido. No entanto, não será "acção", mas sim "ação". Se uma "acção" não tem um Cê antes do Cê de cedilha, deixa de ser "acção"? Sim, passa a ser ação. E ação é fixe! OU NÃO!

Cê de cedilha lembra-me uma letra que ficou perdida no faroeste, e que se passeia pelos saloons, calçando umas botas muito ridículas, a disparar tiros como se não houvesse amanhã.



Ora, já que "óptimo" é "ótimo" e "acção" é "ação", então "facto" também deveria passar a ser "faqueto". Vou propor isso! E "conhece" devia passar a ser "cunhece". Esta última só mesmo porque eu poderia, finalmente, escrever a palavra cu sem reservas.